Engenheiros de materiais estão desenvolvendo materiais e projetando propriedades da matéria que posam contribuir para a produção de energia a partir de fontes mais limpas e eficientes.
Conversão de energia limpa, geração e armazenamento de hidrogênio, células de combustível, técnicas de produção verde de biocombustíveis e a interação entre os mais diversos materiais e o meio ambiente são todos alvos de projetos de pesquisa atualmente ao redor do mundo.
A pesquisa científica e tecnológica nesta área envolve equipes multidisciplinares com capacidade de, através da cooperação, alcançar resultados cada vez mais promissores. Os materiais para aplicações que envolvem energia e meio ambiente devem priorizar a geração e uso eficiente de energia limpa e/ou renovável.
É esperado que estes novos materiais possam contribuir para a solução de grande parte das atuais preocupações relacionadas com a energia e a conservação do meio ambiente. Exemplos de atividades atuais nesta área são as células combustível e para geração de energias renováveis, geração e armazenamento de hidrogênio, bioenergia e células fotovoltaicas.